Como desenvolver um modelo de negócios

Como atrair os clientes para viabilizar seu negócio? Os clientes estão dispostos a pagar o preço? Como atender às necessidades dos clientes?

Acertar na definição do modelo de negócios é o grande motivo do sucesso da maioria das empresas. Veja neste artigo como desenvolver o seu.

Se você já identificou uma oportunidade de negócios e coletou informações sobre o mercado, o próximo passo é desenvolver o modelo do seu negócio.

O modelo de negócio define como sua empresa criará valor para cada grupo de clientes, garantindo que seus produtos e serviços sejam atrativos para o público que esteja disposto a pagar pelo que sua empresa oferece, e de modo a viabilizar financeiramente o negócio.

Ao estruturar um modelo de negócio, o empreendedor deve ter em mente a resposta para estas perguntas:

  • Quais são os públicos de interesse (grupos de clientes)?
  • Que necessidades dos clientes o negócio se propõe a resolver?
  • Como atrair o número suficiente de clientes (dos grupos escolhidos) para viabilizar seu negócio?
  • Os clientes estão dispostos a pagar o preço para satisfazer sua necessidade?

Em suma, o objetivo é definir um modelo onde as necessidades dos clientes sejam atendidas a um custo que eles possam pagar e de modo sustentar o negócio.

A escolha do modelo de negócio direciona o empreendimento de modo que possa ser impossível voltar atrás no futuro. Por exemplo, uma empresa de prestação de serviços pode precisar aumentar seu número de funcionários e passivos, de acordo com o crescimento do número de clientes.

Muitos destes aspectos essenciais são questões mercadológicas, de percepção e análise de grupos de consumidores, suas necessidades, concorrentes e ofertas de valor. A maioria destes pontos é responsabilidade de um bom plano de marketing. Veja aqui como o marketing pode alavancar o seu negócio.

O holandês Alex Osterwaler escreveu o livro “Business Model Generation”, em conjunto com outros especialistas, definindo 9 itens principais para o um modelo de negócio:

  1. Proposta de valor: o que você oferece e é único no mercado?
  2. Potenciais segmentos-alvo: quem é o cliente final?
  3. Atividade principal: o que exatamente você realiza e que irá consistir no produto ou serviço ofertado para entregar a Proposta de Valor?
  4. Parcerias estratégicas: que empresas (terceiros) ajudarão a compor melhor essa oferta?
  5. Fontes de receita: como você cobra por sua proposta de valor?
  6. Estrutura de custos: quais são os custos para o negócio rodar?
  7. Principais recursos: qual a infraestrutura, recursos ou serviços de base?
  8. Canais de comunicação e distribuição: como o produto ou serviço chega até o cliente?
  9. Relacionamento com o cliente: como a empresa e marca se comunicam com ele?

O modelo de negócios é uma forma rápida de definir os aspectos mais críticos da viabilidade do negócio. Ao ter este panorama, deve-se refiná-lo em um Plano de Negócios, para que sua empresa não incorra nas falhas mais comuns, e tenha uma estrutura bem definida.

Clique aqui para começar agora o seu Plano de Negócios.

Comments are closed.